Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

VOCÊ SE ACHA EMPREENDEDOR? 10 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DE UM EMPREENDEDOR!




            Muito se fala em espirito empreendedor. Recebemos uma avalanche de assuntos sobre o empreendedorismo. Muitos falam que são estes, os empreendedores, que irão colocar o Brasil nos trilhos do crescimento econômico e social, mas afinal, você se considera um empreendedor?
            Neste post iremos traçar as 10 características que define o perfil de uma pessoa empreendedora. Claro que não é obrigatório ter todas elas para ser um empreendedor, mas quanto mais características tiver melhor será seus resultados, e se não tiver todas, basta agregar pessoas no seu time com as características que lhe falta, para assim completar o perfil ideal para seu negócio e ideia. Confira e marque quantas você possui, e veja quais você precisará agregar em sua volta.

                              01- Ter Iniciativa e Curiosidade: “Milhões viram a maçã cair, mas só Newton perguntou por quê.” Bernard M. Baruch. Observe tudo em sua volta, veja se tem algo que esteja sendo feito e que poderia ser melhorado, ou algo que ninguém esteja fazendo e poderia ser feito de forma diferente e melhor, e então vá lá e faça. Busque a multidisciplinaridade, e seja proativo com tudo e todos, pois isto fará muita diferença.

                     02- Ter Persistência e Flexibilidade: Descubra o que você faz de melhor. Ter autoconhecimento é fundamental. Saiba no que é bom, e então é só lutar e se dedicar, focando sua energia e recursos nisto. Várias pessoas desperdiçam muita energia em vários projetos que não darão certo, pois, mesmo que seja uma boa ideia, não é o que a pessoa domina, muitos entram em mercados que não conhecem, às vezes por modinhas, ou por convites de amigos, analise bem suas qualidades pessoais e então lute com todas as suas forças, e com tudo que tem de melhor, e lembre-se: rigidez não faz bem para ninguém, esteja sempre pronto a mudar a direção caso esteja indo para o lugar errado.

               03- Correr Riscos Calculados: Dizem que um dos maiores erros dos brasileiros é a falta de planejamento. Sim, estão certos, temos a fama de sair, e ir fazendo a torta e a direita, é preciso calma, e muito necessário colocar no papel. É preciso calcular todos os riscos, pois você envolverá pessoas em seu projeto, envolverá dinheiro, envolverá seu sonho, e por isso precisa traçar o rumo do barco, se não o fizer a maré poderá jogar você em um banco de areia ou em rochas e você vai ficar pelo caminho. A dor da perda é muito grande, causa frustração, depressão e pode comprometer anos de trabalho, e consumir sua energia. Então calcule sempre, planeje e reveja sempre o rumo das estratégias. Vá e faça!

        04-  Perseguir a Máxima Eficiência: Buscar superar sempre as expectativas das pessoas em sua volta, pois assim sua credibilidade aumenta. Mas lembre-se, faça para você, muitas vezes fazemos para os outros, e uma qualidade fundamental neste processo é fazer o que lhe dá prazer e o que te faz feliz. Então supere as suas expectativas, termine o dia e se sinta vitorioso. E com isso as pessoas em sua volta serão contagiadas. Faça sempre o melhor possível!

                   05-   Comprometimento: Quantas vezes vemos pessoas não comprometidas com seu futuro, começa uma faculdade aqui, para e depois começa outra, para também, começa uma tarefa aqui, logo desiste, ai vem a frustração, e os medos de não realizar. Todo empreendedor precisa acreditar no seu sonho e assumir um compromisso com ele, e consigo mesmo, pois é isto que nos faz levantar todos os dias. O que te move? Então assuma um compromisso consigo mesmo e mãos – a – obra.

               06- Avaliar todo o Ambiente: Estudar o mercado, avaliar economia, enxergar cenário político, conhecer produtos e serviços, estudar concorrentes, se conhecer, conhecer quem está envolvido contigo no projeto, tudo isto é fundamental. Um empreendedor é um estudioso, isto não quer dizer que você precisa fazer graduação, MBA, Doutorado, isto significa que você precisa fazer o que for necessário para alcançar seus resultados. Então, tenha visão sistêmica, e visão de 360º.

        07-  Ter Metas Realistas: Não adianta querer abraçar o mundo, e sonhar fora da realidade. Todo bom empreendedor é sonhador, mas sempre com os dois pés no chão. Trace objetivos de acordo com sua força, energia e conhecimentos. Avalie bem quem está do seu lado, e entenda o quanto estão envolvidos contigo nesta jornada. Trace o plano, as metas e vá em frente com muita ousadia e determinação.

          08-  Planejamento é Fundamental: É o tendão de Aquiles de muitos de nós brasileiros. Várias pesquisas provam isto, tanto do Sebrae como de órgãos internacionais. O brasileiro não planeja. Peter Drucker já dizia que se gasta milhões corrigindo erros do passado, e não se gasta a mesma quantidade em prever o futuro e diminuir estes erros. Se você não sabe planejar busque alguém que saiba, ou alguma empresa que faça isto, pois é fundamental para o sucesso de seu negócio de sua ideia. Planejar nada mais é do que colocar no papel todo caminho a ser percorrido, desde a ideia até o produto final ou serviço. Então, vá e faça!

             09-   Liderança e Exemplo: Já cansei de ouvir a frase dizendo: faça o que te mando e não faça o que eu faço. Liderar é fazer primeiro, e com o seu exemplo as pessoas te seguirem, e assim farão junto com você. Imagina um capitão de um time de futebol diante do jogo final contra o time favorito, ele pega sua camisa, a veste, sobre ao gramado, e atrás vem seu time fechado com ele, se ele se omitir todo time perde, mas se ele mostrar bravura e determinação terá uma equipe comprometida. Você tem esta qualidade? Você é exemplo a ser seguido? Pense bem nisso! Não tem como executar tarefas por meio de pessoas sem lidera-las. É preciso conduzir as pessoas, pois uma boa parte, por si só não o farão.

         10-   Acredite em Você: “Somos Artesão da nossa própria história” Ricardo Godin, esta frase me marcou  muito, e foi ela que me fez entender que não depende do mundo, nem da economia, nem da política, nem das pessoas, para que eu tenha sucesso, entendi que depende de mim, e que eu precisa moldar a minha história, e que precisa deixar um legado, UM rastro atrás de mim. Quantas pessoas ainda não venceram e colocam a culpa em alguma situação externa? Muitos têm medo de não conseguir, e o medo é o pior inimigo, na verdade não acreditar em você é seu maior inimigo, é um gigante que vive dentro de cada um. Você sabe qual é seu grande sonho? Você já fez a jornada do herói? Então vá e faça! Está em suas mãos e ninguém vai fazer por você!

     Então, quais características você possui? Deixe nos comentários! 
    Espero que tenha despertado um pouco seu lado Empreendedor.  E não deixe de conferir:

      Conheça o livro: EMPREENDEDORISMO
    
     Eduardo Carolino.
    Professor, Consultor e Palestrante nas áreas de empreendedorismo e Educação.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: