Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Cidade Criativa é a Cidade do Futuro

Por Alessandra Alkmim
Eu adoro esse comentário de Charles Landry: “A criatividade se tornou um mantra de nossa era, dotada quase exclusivamente de virtudes. Cidades, regiões e nações se declaram criativas. Da última vez que contei, chegavam a cem. Isso foi há duas décadas”.
Se tornar uma cidade criativa hoje está na moda. Mais o que é uma cidade criativa?
É uma cidade que surpreende, que fascina, que desperta o prazer de fazer parte dela, que alimenta a curiosidade, que incentiva o debate coletivo, que promove a geração de ideias e a busca de soluções criativas para a cidade, em todos os seus setores. Ela identifica, atrai e mantém talentos criativos de todas as profissões e classes sociais e que são os protagonistas dessa nova história.
Lerner afirma: “A própria essência da cidade criativa depende de sua habilidade para construir um sonho coletivo e mobilizar os esforços de seus cidadãos, para transformar esse sonho em realidade – um esforço que pode ser realizado por qualquer cidade, pequena ou grande”.
Mas é preciso que a cidade sofra uma mudança de mentalidade, de percepção e de vontade para se tornar realmente criativa. A população é o agente principal de toda essa mudança, contribuindo de forma solidária e participativa na construção de uma nova cidade.
Para Carla Fonseca: “Cidade criativa é sistêmica, integrada e incentiva a eclosão da criatividade de todas as profissões e classes sociais”. É uma experiência coletiva vivenciada ao extremo.
Com a proximidade de três grandes eventos – Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Belo Horizonte vai ficar em evidência no cenário mundial. Não existe momento melhor para mostrarmos o potencial da nossa cidade.
Vale ressaltar que uma cidade só pode ser atraente para os turistas se ela for atraente para sua própria população. Se Belo Horizonte quer realmente se tornar uma cidade criativa, me diz então o ela vai oferecer de criativo para os turistas?
Fica aqui a pergunta.
Alessandra Alkmim
Educadora Criativa, Palestrante e Gestora de Projetos
Órion Aceleradora de Ideias
“Inspiração, Workshops e Soluções Criativas”
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: