Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Um Caso de Logística

Conto hoje um caso de sucesso no setor de produção de uma fabrica de doce. A Doces No Ponto!

Ainda estava na faculdade, aquela euforia pelos novos conhecimentos, e um colega de classe me convidou para trabalhar com ele em sua fabrica. 

O objetivo era melhorar a produção e o ambiente de trabalho. Passei uma semana acompanhado as atividades no setor de produção e fiz uma pequena pesquisa de clima organizacional, pois se o objetivo era melhorar a produção, nada melhor do ouvir os colaboradores.
Após diversas observações, vi que os doces, que eram caseiros, levavam em media 4 horas para secar e só então, prontos para serem embalados. Imaginei logo que era um tempo elevado, e que seria bom uma redução desse tempo para aumentar a produção.

Estudamos varias maneiras, até que um dia lembrei de quando trabalhei em uma gráfica, a Editora Betânia, nela havia um túnel de vapor com esteira, que plastificava  os livros. Comecei então a pensar na possibilidade de fazer algo parecido. 

Depois de alguns esquemas, elaboramos um protótipo. Uma esteira, na qual o colaborador picava e jogava os doces, ela girava em uma velocidade bem reduzida e ao longo do trajeto o doce ia secando, e chegando ao fim da esteira, já estaria pronto para ser empacotado. 

O resultado foi surpreendente, o que levava 4 horas para finalizar o processo, passou a ser 40 minutos, um ganho de produção estratosférico. Após os testes, foram implantadas mais 3 esteiras num total de 4 no setor de produção.

Uma experiencia adquirida de uma função simples, no passado, pode trazer uma grande solução hoje. Não despreze nenhuma possibilidade.

Tenha uma ótima produção.
Eduardo Carolino.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

Daniela RC disse...

Gostei do post :)

Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

beijos,
Daniela RC
Blog: Doce Sonhadora

Unknown disse...

Tambem ja segui o teu muito bom poder somar conhecimentos, e sempre temos que agregar alguma coisa.

Unknown disse...

Muito bom