Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

5 MOMENTOS QUE A NAÇÃO VIVE EM 2016!


Nossa nação passa por momentos muito importantes em 2016. É preciso que todos reflitam sobre eles e não deixem passar em branco. Participando ativamente deles, a sociedade pode escrever a história que sonha para si, e para as gerações futuras.

Como será seu posicionamento diante de cada um deles? Cito 5 momentos que vivemos neste exato momento.

MOMENTO 01-  Cenário Esportivo
O Brasil se tornou o centro das atenções mundiais por causa do maior evento esportivo do mundo, as olimpíadas. A meta do país de está entre as 10 maiores nações em número de medalhas já foi por agua abaixo. Criticas pela gestão do evento, pela preparação, por verba, pela entrega das instalações, pela segurança estampa jornais no mundo todo. 

Discussão sobre o legado que este evento deixará também corre na boca dos comentaristas, críticos, observatórios internacionais. 

O que fica claro, é que o país do futebol não é mais o Brasil. Como? Sério? Mas a vitória sobre Honduras? Não vamos nos iludir novamente meu povo. Está claro que o investimento no esporte brasileiro deixa muito a desejar, e praticamente não existe. O Exercito, Marinha e Aeronáutica deram sua contribuição, mas ficou claro que o investimento tem que ser na pratica esportiva principalmente nas escolas, na prática da educação física escolar. 

Como você está vendo tudo isto? Sua cidade se destaca por algum evento esportivo de ponta? Tem algum medalhista ou atleta olímpico de sua cidade? Pois bem, é um caso a se pensar, e o poder público tem muito que fazer, mas deixaremos apenas para eles resolverem isto? Pense, reflita e depois você me conta!

MOMENTO 02- Gestão Pública

 A foto é uma charge da saúde, em especial do Rio de Janeiro, mas poderia ser da educação, da segurança, do pessoal, enfim, poderia ser de qualquer setor. 
É sabido de todos que o setor público, a muito tempo não tem uma gestão eficiente a anos, ou nunca teve, vai saber. Os noticiários dizem que estamos muito ruim em todos os aspectos, especialistas falam que a burocracia trava o processo, a máquina pública está gigante e não funciona, concurso público incha cada vez mais o sistema, e mesmo assim ainda é ineficiente. como podemos resolver este problema? 

O setor público deveria focar em um tripé usado por grandes corporações privadas, que é: Pessoas, Produto e Processo. Segundo especialistas do mundo todo, quando se tem pessoas certas, com processos bem definidos e um produto ou serviço de qualidade você terá sucesso com certeza. 

Mas parece que gestão profissional no setor público é algo difícil demais, porque será? Obras superfaturadas, desvios e mais desvios, enriquecimento exagerado de alguns gestores, é tudo muito estranho você não acha? 

Como você vê esta questão da gestão pública? Temos o que é garantido pela constituição Federal? 

MOMENTO 03- Crise Financeira

Momento de alta do desemprego, alta da inflação, diversas empresas fechando as portas, o custo de vida aumentando cada vez mais nos faz refletir sobre saídas, sobre alternativas de como sobrevier a este momento complicado que a nação passa.

Ouve sim uma evolução no poder de compra da população, momento importante que o país passou, mas não foi um crescimento sustentável, e muitas vezes, ao invés de ensinar o povo a pescar, apenas deram o peixe, e logo ele acabou e o povo quer mais peixe. 

Somos um país empreendedor, mas não por oportunidade, e sim por necessidade e isto fez com que a população não aprendesse algumas regras fundamentais do empreendedorismo. O conhecimento é crucial para o sucesso em todas as áreas, e no empreendedorismo não é diferente.

É o empreendedorismo que fará que o país volte a crescer e vença a crise financeira. São os empreendedores que empregam o maior número de pessoas hoje no país. Mas é preciso ensinar o povo, e mostrar como se deve pescar e então todos serão beneficiados.

MOMENTO 4- Educação


Gente, preste bem atenção na aula de hoje, pois vamos falar algo crucial para nosso futuro, um futuro digno de se viver.
Sim, educação é o caminho, pois a educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo. E por que é um momento de 2016? Porque sempre se deve falar dela, focar nela, na educação integral do ser humano, pois pessoas movem o mundo, e a educação é o motor principal do desenvolvimento. 

Sabemos que a muito tempo a educação pública deixa a desejar. Sabemos que os alunos do séc. XXI estão com uma grande falta de interesse nos estudos, mas sabemos que o modelo de ensino é ultrapassado, que o professor está desmotivado, pois sua carreira não é valorizada, e que esta carreira não atrai pessoas de altíssimo nível, a não ser aqueles que fazem por missão e amor, e não por salário. 

Como você mudaria esta situação? Você pode contribuir começando dentro de casa com seus filhos. Será que os governantes vão tomar o passo certo nesta direção? 

Precisamos construir juntos uma nova realidade nestas áreas citadas até aqui, mas como podemos fazer isto? Continue lendo e há uma luz no fim do túnel!

MOMENTO 5- Eleições 2016


 É preciso começar com micro revoluções, sim começar de dentro para fora uma transformação pessoal, para depois se tornar social. 

É preciso hackear o sistema. Mas o que é isso? Nada mais é do que pessoas de bem participarem do processo de decisões a partir das cidades. É a mudança dentro de casa na educação dos filhos, na convivência familiar, é no trabalho fazendo sempre o que é certo, é na gentileza urbana no dia a dia do transito, é o fato de fazer diferença onde você estiver. 

É preciso hackear os partidos políticos. Mas como assim? Simples, a população precisa participar deles, ver como funciona e então ter voz ativa nos mesmos. 

Estamos em ano eleitoral. Esta eleição será diferente de todas as outras que já vimos no país. Sabe porque? Uma mudança no financiamento das campanhas políticas mudou todo jogo até então. Agora empresas não podem mais investir no candidato ou no partido, e a farra da gastança política acabou. 

O eleitor está mais consciente, a operação Lava Jato, trouxe uma grande mudança na política, e este sim é um grande legado para todos nós. Agora você tem o poder da urna, da decisão, mesmo o voto sendo ainda obrigatório, agora muita coisa vai mudar. 

Esta eleição será um divisor de água na política brasileira. O eleito seja para qual cargo for, precisará ter uma postura diferente, voltada para as pessoas de fato. O voto agora é mais voto de relacionamento do que qualquer outra coisa. 

Uma coisa é certa, temos a oportunidade de fazer diferente desta vez, e o grande caminho é participando de todo o processo, é não ficar alheio ao que acontece em sua volta. Só assim as coisas poderão ser diferentes.

Qual sua postura diante a tudo isto? Responda se for capaz!

Eduardo Carolino

31992804688

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: