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Transformar a Educação!

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Estamos Reinventando a Educação.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

5 PENSADORES QUE SOMARAM NA EDUCAÇÃO.


Conheça cinco pessoas que revolucionaram a educação
1 – Juan Amos Comenius
O primeiro desta lista também é o mais antigo dela. Viveu durante um período bastante medieval, principalmente no centro da Europa. Alguns chamam Comenius de pai da dialética moderna, era um pensador a frente de seu tempo. Compreendia as dores da miséria e da perda, por esses motivos tentou a todo custo mudar o mundo pelo jeito correto, transformando para melhor a vida das gerações futuras.
Juan Amos deixou mais de 200 obras, mas seu principal feito para a educação está registrado na “Didática Checa” (1627). Em suas obras, ele deixou claro suas ideais sobre a educação desde a infância até o pós-universitário. Desejava formar pessoas críticas, “pessoas” porque em uma época onde apenas os nobres e o clero tinham acesso à educação, Comenius pregava a sabedoria para todas as classes sociais e gêneros.
2- Jean-Jacques Rousseau
O homem do “O Contrato Social”, um dos livros mais estudados pela filosofia e sociologia. Em sua obra mais famosa, Rousseau dizia que o homem se tornou corrupto quando foi inserido na sociedade moderna. A civilização destruiu o ser “puro” que estava em estado de natureza. Ainda dizia que o homem nasce livre da “sujeira”, que se transforma quando habita o social.
Talvez por isso Jean-Jacques tenha tido tantos ideais para a educação. Sabia que através dela poderia mudar o panorama da sociedade. Rousseau diz em suas obras que a criança não deve ser tratada como adulta e que cada fase da vida tem suas particularidades, suas características únicas e sabendo disso é que se deve trabalhar seu aprendizado.
3 – Johann Heinrich Pestalozzi
Pestalozzi viveu um drama pessoal feito por uma sociedade que promove a luta entre pobres e ricos. Johann acreditava que a educação era capaz de tirar o homem da selvageria, transformando-o em algo maior. Ainda afirmava que o lar era o melhor lugar para a educação e que uma escola deveria se parecer com ele, pois assim seria confortável ensinar de forma eficaz e prática.
4 – John Dewey
Um expoente, ou o maior deles, na educação pragmática. Dewey dizia que a ideia só serve se conseguirem ser colocadas na prática. Um ensinamento de nada vale se não for acoplado em seu dia a dia. John queria que a educação trabalhasse o raciocínio dos alunos e seus espíritos críticos.
5- Anísio Teixeira

No Brasil, Anísio atuou no campo da educação no início e metade do século XX. Prezava o intelecto, contrapondo seus pensamentos ao ensinamento de memorização. Objetivava a capacidade de julgamento. Defendeu no país o ensino gratuito, público, laico e obrigatório.

Neste momento tão crucial que passamos em nossa nação, com a discussão da reforma do ensino médio, com a discussão da base nacional comum, com o resultados do PISA,  e com as notas recentes do ENEM, mais do que nunca precisamos discutir sobre uma transformação por meio da educação.
A crise do sistema prisional prova que é preciso investir cada vez mais na formação humana. 
E quais estão suas ideias para lutarmos por uma educação integral e mais humana? 

Fonte: Canal do Ensino

Eduardo Carolino 
Professor/Consultor/Palestrante.
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