Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

5 FILMES QUE CONTAM MUITO SOBRE MIM!


Quem nunca se identificou com um filme um dia na vida? Estava pensando na próxima postagem, e ai decidi falar sobre os bons filmes que me ensinaram alguma lição.

Mas pera ai, é só ficção, como  um filme pode interferi em nossas vidas? 

Cada um ver a vida e a segue por um ritual próprio, e sim muitos filmes influenciam a vida das pessoas, e muitos são feitos baseados em fatos reais.

Pensei em escolher 5 filmes marcantes de toda história vivida até aqui, ai lembrei que já vi milhares de filmes e como poderia escolher entre tantos? Muitos bons filmes ficaram de fora, talvez você ache minha escolha estranha, mas tudo bem, o gosto por filmes é bem particular mesmo, mas se você não viu algum desses te aconselho a assistir.


01- SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.
A imagem já diz muito. "Oh capitão, meu capitão..." Vi este filme com 13 anos de idade, antes disso não me lembro bem de outro filme marcante. Este filme me impactou de tal forma que definiu minha escolha profissional. Ali eu havia definido que seria um professor. O melhor neste filme, a mensagem que ele prega e deixa uma grande lição para nós, e é que devemos deixar que a liberdade prevaleça nas escolhas das pessoas. Não adianta forçar nas escolhas, é preciso orientar o sentido correto, mas ela precisa ser livre. "Carpe Diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam de suas vidas uma coisa extraordinárias."



02- A PROCURA DA FELICIDADE.
Vou seguir no fluxo da cronologia que conta a minha trajetória, fique a vontade para construir a sua. 

Todo ser humano busca, nada mais nada menos do que a felicidade, e ela tem diversas facetas. Para uns são bens, riquezas, para outros uma família, uma vida digna, já para outros ela não chega nunca e se torna uma busca diária. Esta história emocionante relata a trajetória de um pai e de seu filhinho que são abandonados pela esposa.  Ele luta o máximo para cuidar do filho e ganhar dinheiro com sua máquina, mas sem o sucesso que gostaria. Neste meio tempo ele ganha a chance em uma empresa de investimentos, e se dedica ao máximo para passar nos testes e ser contratado. 
A grande lição que tiro deste filme é que devemos lutar sempre pelos nossos sonhos, pelos nossos projetos, e mesmo que as portas insistem em se fechar, é preciso bater na próxima e na próxima até que alguma porta se abra. Vale a pena ver este filme. 




03- TREINANDO PARA A VIDA.
Assim que decidi ser professor, pelo simples fato de sentir a emoção de poder influenciar as pessoas, busquei muitas referências para ajustar meu estilo de aula, minha didática, até que encaixasse meu próprio jeito de lecionar. Este filme foi muito impactante para mim. Este professor pega uma turma barra pesada, a pior da escola, e monta um time de basquete, atrelando o jogo ao desempenho escolar dos alunos, e mesmo indo contra todos acreditou que seria o caminho correto. O filme é emocionante também e mexe com a gente de uma forma incrível, e a grande lição para mim foi, que não podemos desprezar ninguém e quanto você menos esperar um deles pode te surpreender.



04- DIVERGENTE.
Como poderiam fazer um filme que se pareça tanto comigo. Me vejo em toda história, e me identifico como um divergente. Sempre fui de lidar com várias áreas, com vários assuntos. Meu trabalho mesmo diz muito a este respeito. Já vendi jornal, chup chup, bolinho de feijão para ajudar em casa, horta medicinal, padaria, lanchonete, restaurante, garçom, banca de revista. A primeira assinatura na carteira veio aos 18 anos, empresa que trabalhei por 13 anos e então pedi demissão, pois já tinha passado por 7 setores da produção. Dali em diante passei por cargos gerenciais, entre eles o comercial, o financeiro, o de recursos humanos. Tudo isso influenciou muito em minha personalidade e no mei jeito de ser, de ver e de lidar com as coisas em minha volta. Nos estudos, gostava de quase todas as matérias, me interessava por diversos assuntos, economia, pessoas, política, sociedade, ciências... Enfim, eu amo ser tão generalista e ter a visão do todo e também das partes. O filme é claramente um retrato fiel do que gosto de ser. 



05- GÊNIO INDOMÁVEL.
Como professor, fico o tempo todo buscando achar o potencial de cada aluno.  No filme, o psiquiatra buscar trabalhar o temperamento de um moço super inteligente. Mais uma história emocionante. A frase mais crucial é quando o Dr. vira e diz a ele que a culpa não era dele, e isto foi o grande ápice do filme. E desde então ele segue sua vida, em busca da felicidade. Já vi diversos alunos se superando quando achavam que não tinham potencial nenhum. Este filme ensina, novamente, que todos tem, de alguma forma o seu valor!

Deixei vários filmes de fora, teve séries também que me marcaram muito. Sempre busco tirar alguma lição e trazer para a realidade algo da ficção, ou da comédia, ou da aventura. Faz diferença para mim, talvez para você seja algo irrelevante, mas acredito na frase que a "arte imita a vida".


Eduardo Carolino
Professor, Consultor e Palestrante
31992804688.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: