Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Caos, Crise e o Empreendedor


Após um período de crescimento econômico que durou alguns anos, crescimento não sustentável, o país passa agora, por uma crise como não se via nos últimos 15 anos. 

Crise essa, econômica e política, isto para não citar outas áreas que enfrentam graves problemas, vamos nos atentar para este cenário. Tal crise não está nem perto do seu real tamanho, e muitos especialistas ainda diz que é só a ponta do iceberg. 

O governo federal, reconheceu esta semana, que sua equipe demorou para ver o tamanho da crise, e como empreendedor e sabendo que sempre devemos vislumbrar o nosso planejamento para o curto, médio e longo prazo, não vou nem comentar esta afirmação da presidenta.

É justamente em tempos de crise e de caos, que surge o empreendedor. Ao longo da história da humanidade, e sempre em momentos como este que enfrentamos, surge homens e mulheres e com criatividade e inovação altera as ordens das coisas, e das situações revolucionando tudo em sua volta e então alcançando o que muitos pensavam impossível, a solução para problemas correntes.

Isso me faz lembrar das aulas de história em que meus professores contavam com maestria as fases da humanidade século após século, e uma dessas histórias é sobre o feudalismo. Lembro que naquela época havia o fato, que o acesso à nobreza era quase impossível, ou se nascia nobre, ou com muito custo, se comprava tal título. Naquela época, se nascesse camponês morreria camponês, e até mesmo, se nascesse nobre morreria nobre. Mas foi então que surgiu os comerciantes, a famosa burguesia, que de forma empreendedora, mesmo não sendo um termo comum, e viria ser matéria num futuro bem distante, ousaram e mudaram a ordem natural de como era as coisas, estabelecendo assim uma nova realidade social. 

Poderia contar vários casos como estes, mas quero trazer para os dias de hoje, esta discussão.

No evento do Day 1 da Endeavor, Jorge Paulo Lemman disse que são os empreendedores que ajudarão o país a sair da crise. Enquanto grandes industrias sofrem que a redução do lucro, riscos de demissão, alta do dólar, os empreendedores inovam e faturam alto, gerando cada vez mais emprego e renda.  

Vilmar da Aço cearense afirma também, que vivenciou muitas crises e que a redução da inflação com aumento dos juros afeta o crescimento industrial, e que tal ação tem resultado apenas momentâneo, e isso é um erro no longo prazo.


No mesmo evento, Flávio Augusto Criador da Wiseup, e dono do Orlando City, entre outras ações, fala que o mais importante que o empreendedor pode ser e fazer é sempre pensar em gerar o bem coletivo ao invés do pensar em si mesmo, e afirma que o resultado dá muito certo.



Alem disso,  assistimos hoje, a diversas “brigas” de produtos e serviços, Uber X taxi, Operadoras de telefonia X WhatsApp, Tv por assinatura X Netflix, entre outras. Isto prova como a crise pode ser superada com ousadia, inovação e criatividade. Estes “novos negócios”, com ajuda das ferramentas digitais, vem tomando conta do mercado e caindo no gosto da população que agradece, pois já não consomem mais apenas serviços e produtos elas consomem experiências e relacionamentos.




Mesmo que o serviço e o produto estejam consolidados, o empreendedor nunca deve se acomodar, pois se o fizer, chegará alguém que oferecerá uma nova experiência e uma inovação na forma de executar o serviço ou produto que se tem trazendo algo que fundamental para o momento e para o futuro do negócio em questão.

Crise? Que Crise? Crie, inove, faça diferente e colha os frutos!

Enquanto a maioria olhar para o lado negativo da crise, sim ela se instalará, e o fará recuar e ser mais precavido, porém os loucos e empreendedores nunca vão recuar e vão enfrentar a crise de forma criativa, tirando dela experiências e muito aprendizado.

Que cada empreendedor agora, possa dar a sua real contribuição, para que nossa sociedade entenda que, mesmo neste momento difícil do país a solução está em nossas mãos! 


Eduardo Carolino 
Professor, consultor e Palestrante
Diretor Executivo na
Santos & Lima Consultoria

   




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: